Home Brasil Xuxa: Apresentadora assina contrato com Record, sua nova emissor

Xuxa: Apresentadora assina contrato com Record, sua nova emissor

Xuxa: Apresentadora assina contrato com Record, sua nova emissor

0

Contrariando afirmativa da Rede Globo de televisão que Xuxa não era rentável, a Record, em negociação milionária, terá grade de programação especial para que a “ Rainha dos baixinhos” volte para a TV.
Antes mesmo de sua estréia, prevê que dentre de dois meses, dezenas de empresas fizeram fila para concorrer a um espaço nos intervalos do programa da loura.
Inúmeras marcas disputaram um espaço e, antes mesmo da “Rainha dos Baixinhos” estrear sua nova atração, ainda sem data prevista, grupo de empresas participaram da coletiva de imprensa com a artista e fizeram fila para conseguir espaço em seu programa .O contrato de Xuxa na Globo tinha validade até 2017, mas continha várias liberdades, como o não pagamento de multa em caso de rescisão de uma parte ou de outra. Na Globo, Xuxa estava na “geladeira” havia mais de um ano. A emissora dos Marinho, aparentemente, não tinha mais espaço para ela, que foi uma das principais e mais rentáveis estrelas da casa por quase 30 anos.

DIREITO DE IMAGEM
A Globo escalou um time de advogados para estudar um possível processo judicial contra a Record pela apropriação de imagens de arquivo de Xuxa Meneghel em reportagem exibida no último Domingo Espetacular. No material de 48 minutos, a Record usou, sem autorização da Globo, imagens do Xou da Xuxa (1986-1992), do Planeta Xuxa (1997-2002), do TV Xuxa (2005-2014), do Domingão do Faustão e até da cobertura do funeral do piloto Ayrton Senna, em 1994, de quem a apresentadora foi namorada.
A Record mostrou imagens do acervo da Globo em vários momentos. Já no primeiro minuto apareceram alguns segundos do Xou da Xuxa. Na metade do “documentário” sobre o “momento histórico da televisão brasileira”, como a Record classificou a contratação da apresentadora, o Domingo Espetacular exibiu quase três minutos ininterruptos de material produzido pela Globo.

Número

R$ 1 MILHÃO

Valor estimado de salário que a apresentadora ganhará mensalmente

+ DE 2 ANOS

Tempo que a Rede Globo deixou Xuxa fora do ar sem apresentar programa

As imagens não apenas pontuaram momentos importantes da carreira de Xuxa, mas também da vida pessoal. O anúncio da gravidez da apresentadora, em 1997, feito no Domingão do Faustão, integrou a longa reportagem. Até para ilustrar o namoro de Xuxa com o cantor e ator Junno Andrade a Record recorreu ao arquivo da Globo, em edição do TV Xuxa de 2013.
A marca d’água da Globo e o logotipo do canal Viva (com Xuxa no Globo de Ouro) surgiram em várias ocasiões. Em algumas delas, com a logomarca da Record em primeiro plano. Em nenhum momento, no entanto, foi dado crédito à rede adversária. A seus telespectadores, a Record “informou” que as imagens eram de “acervo pessoal”.
Os advogados da Globo avaliam se vale a pena processar a Record. Consideram a força de possíveis estratégias de defesa da rede de Edir Macedo nos tribunais, como o argumento de que o material foi cedido por Xuxa, e não copiado ilegalmente na internet. Outro eventual argumento, que está sendo levado em consideração, é o de uso jornalístico das imagens.
Embora a queixa de que a Record se apropria de suas imagens não seja nova, a Globo só irá processar a concorrente se avaliar que tem chances reais de vitória.

 

Comentários