Home Saúde VOCÊ CONHECE TODOS OS BENEFÍCIOS QUE O CAFÉ OFERECE A SUA SAÚDE?

VOCÊ CONHECE TODOS OS BENEFÍCIOS QUE O CAFÉ OFERECE A SUA SAÚDE?
0

VOCÊ CONHECE TODOS OS BENEFÍCIOS QUE O CAFÉ OFERECE A SUA SAÚDE?

0

Paixão nacional, o café faz parte da vida da maioria dos brasileiros, seja durante o café da manhã ou no lanche do final de tarde, o cafézinho é um hábito.
Além do glamour de como é servido e tomado, o café traz inúmeros benefícios à saúde, prevenindo até doenças cardiovasculares.

Estimulante
A cafeína é uma bebida muito usada para aumentar o desempenho. O estimulante de sabor amargo acelera o sistema nervoso central, o que faz a pessoa se sentir acordada, alerta e com mais energia.

Memória
Uma pesquisa de cientistas da Universidade Johns Hopkins concluiu que duas xícaras de café podem fazer muito bem a longo prazo ao melhorar o processo de consolidação da memória. Mas também ficou comprovado que a cafeína não ajuda a recuperar a memória.

Câncer
Câncer de mama, cancro da faringe e oral, próstata, fígado e esofágico podem ser evitados com a ingestão de pelo menos uma xícara de café por dia. Por ser rico em antioxidantes, ajuda a evitar a degradação e alteração das células. Prevenindo, assim, o surgimento de mutações que podem resultar em tumores.

Estresse
Em um estudo feito simultaneamente nos Estados Unidos, Portugal e Brasil ficou comprovado que o café e sua cafeína ajudam a melhorar o humor, aliviar o estresse e ainda garante mais desempenho no tempo de reação, memória e raciocínio.

Rejuvenesce
Por ser rico em antioxidantes e muitos componentes do grupo dos polifenóis, o café tem o poder de rejuvenescer.

Digestão
Sucesso absoluto depois do almoço, o café é recomendado para estimular a digestão. A bebida estimula os intestinos, o reflexo do estômago e do retosigmoide (parte final do intestino grosso), aumentando assim o movimento gastrointestinal e facilitando a digestão.

Osteoporose
Houve-se um tempo em que acreditava-se que o café impedia a absorção do cálcio no organismo, favorecendo a osteoporose. Mas, estudos comprovaram que o cálcio tem seu metabolismo rigorosamente controlado por uma série de hormônios e vitamina (vitamina D), de forma que dos 1.200 mg que ingerimos diariamente, apenas 300 mg são absorvidos. Caso precisemos de mais cálcio, o intestino apenas aumenta sua absorção. O consumo moderado de cafeína não causa osteoporose em idosos, nem aumenta o risco de fraturas.

Emagrecedor
Ajuda na liberação de ácidos graxos da gordura estocada no corpo, em termos mais simples, a queima de gordura.

 

Contraindicações

A ingestão excessiva de café e, mais em geral, refrigerantes que contêm cafeína pode causar diversos problemas para os seres humanos. O indicado para o consumo é de 300 a 400 miligramas, o que resulta em 3 a 4 xícaras diariamente.
Quando excedido, o café pode causar diferentes distúrbios do nível do tracto digestivo devido à estimulação excessiva sobre a secreção gástrica. O café é muitas vezes contra-indicada em indivíduos que sofrem de doenças como úlceras, refluxo gástrico e gastrite por possuir elevada acidez.
As contra-indicações do café são bem conhecidos para as pessoas que sofrem de insônia, hipertensão e rubor porque esta bebida tem um efeito estimulante sobre a atividade do coração e do sistema nervoso.

É importante lembrar que o café não é a única bebida que contém cafeína, mas entre os alimentos e bebidas mais consumidos também são chocolate, chá, Coca-Cola e bebidas energéticas.

 

Alcoolismo e drogas

Assim como o café pode ajudar no combate da depressão, ele pode inibir o alcoolismo e o consumo de drogas. Os ácidos clorogênicos e os quinídeos formados na torra adequada do café podem até ser mais importantes que a cafeína na bebida e de grande ajuda na prevenção e controle da depressão e suas conseqüências como suicídio e o alcoolismo e suas conseqüências, como a cirrose.

Muitos medicamentos contra essas doenças contam com com propriedades antagonistas opióides, como o naltroxone e o nalmefene. E o café possui naturalmente potentes antagonistas opióides como os quinídeos formados na torra do café a partir dos ácidos clorogênicos.

 

Mitos sobre o café

Beber café aumenta a tensão arterial e o risco de doenças cardiovasculares
O café possui efeito estimulante no sistema cardiovascular: a pessoa fica com a sensação que está mais ansiosa, com energia extra e com o coração a bater mais depressa, mas estudos têm mostrado o contrário.

Grávidas não devem beber café
Durante a gravidez, o organismo demora muito mais tempo para metabolizar a cafeína, fazendo com que ela fique mais tempo em circulação podendo atravessar a barreira placentária. Porém, se a mãe for uma consumidora habitual, ela pode continuar a beber, apenas reduzindo para uma xícara de café por dia.

Café provoca celulite
O café é considerado um diurético natural, baixo em calorias. Consegue acelerar o metabolismo e ajuda a queimar lípidos. É, por isso, um aliado na perda de peso e na luta contra a celulite.

Consumo de café prejudica a saúde
O consumo regular e moderado em adultos saudáveis não traz quaisquer malefícios. Inclusive, ajuda ao nível da concentração, a ter uma vida mais ativa e é rico em antioxidantes.

Comentários