Home Educação Universitários deixam faculdade sem conhecimentos básicos

Universitários deixam faculdade sem conhecimentos básicos
0

Universitários deixam faculdade sem conhecimentos básicos

0

Os profissionais recém formados muitas vezes apresentam dificuldades para exercer a profissão escolhida, resultado de uma formação acadêmica debilitada.
O último Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) denuncia que, pelo menos, um terço dos estudantes deixam a universidade sem conhecimentos básicos para ingressar no mercado.
Aplicada em novembro de 2015, a prova avaliou 8.121 cursos nas áreas de Ciências Sociais aplicadas e Ciências Humanas e foi realizada por 447.056 estudantes.
Segundo o relatório apresentado pelo MEC, cerca de 30% dos alunos participantes só alcançaram as notas 1 e 2 no Conceito Enade – indicador calculado a partir dos desempenhos dos estudantes na prova e dividido em uma escala
de 1 a 5, sendo a nota 3 considerada “satisfatória”.

Preocupante
Os universitários não sofrem apenas com a falta de conhecimento básico relacionado a profissão, mas também apresentam dificuldade em analisar questões relacionadas à ética e cidadania.
Além disso, este é um problema antigo. Esse resultado ruim é o mesmo obtido na última edição do exame, em 2012.

Evolução dos cursos
O Enade é um dos parâmetros mais importantes do Conceito Preliminar de Curso (CPC), que mede a qualidade dos cursos e a capacidade de funcionamento das instituições, considerando sua estrutura física e a qualidade do corpo docente.
Pelo menos neste quesito, o país apresentou melhoras. Este ano 57,7% dos cursos atingiram a nota satisfatória, contra 43,9% em 2012.

Comentários