Home Política Rosinha e grupo Garotinho envolvidos em compra de votos

Rosinha e grupo Garotinho envolvidos em compra de votos
0

Rosinha e grupo Garotinho envolvidos em compra de votos

0

O Ministério Público Eleitoral pediu a suspensão do benefício social cheque cidadão até o fim das eleições por suspeita de um esquema envolvendo inscrições fraudulentas no programa. Cada beneficiário recebia o valor de R$ 200,00 mensalmente através do cheque. De acordo com a Promotoria, a ação de investigação judicial eleitoral é para apurar abuso de poder político e econômico em esquema organizado montado pelos gestores públicos, incluindo a prefeita Rosinha Garotinho (PR), para obter votos para os candidatos aliados. O MPE requereu a declaração de inelegibilidade dos investigados e a cassação do registro e/ou diplomação dos envolvidos.
A Promotoria de Justiça distribuiu ações contra 34 candidatos a vereador em Campos dos Goytacazes. Todos fazem parte da coligação que apoia a candidatura a sucessão do atual governo de Rosinha Garotinho, tendo alguns deles ocupado cargos em comissão no poder executivo municipal, incluindo ex-Secretários Municipais. Há também vereadores atualmente exercendo mandato.
O Ministério Público Eleitoral obteve diversos documentos que comprovam que os candidatos envolvidos no esquema tinham acesso a quantidades variadas, de acordo com sua influência política no grupo, de Cartões do Cheque Cidadão entregues pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social para distribuição em seu reduto eleitoral, entre os eleitores que se comprometessem a, em troca, favorecê-los com o voto. “A entrega dos Cheques não obedecia aos critérios estabelecidos pela lei que criou o programa, mas apenas ao interesse político de cada candidato associado ao esquema”, ressalta a Promotoria.

Comentários