Home Mundo ‘ROBÔS ASSASSINOS’ CAUSAM PREOCUPAÇÃO A ESPECIALISTAS EM TECNOLOGIA

‘ROBÔS ASSASSINOS’ CAUSAM PREOCUPAÇÃO A ESPECIALISTAS EM TECNOLOGIA
0

‘ROBÔS ASSASSINOS’ CAUSAM PREOCUPAÇÃO A ESPECIALISTAS EM TECNOLOGIA

0

A ideia de desenvolver robôs armados preocupa os líderes de setores que usam inteligência artificial. Eles alertam para o risco de “uma terceira revolução (na tecnologia) de guerra” e pedem a proibição do uso deste tipo de inteligência no desenvolvimento de armas.
“Uma vez desenvolvidos, elas permitirão um conflito armado numa escala maior do que nunca, e em intervalos de tempo mais rápidos que os humanos podem compreender”, diz a carta assinada
por 116 especialistas.
“Estas podem ser armas de terror, armas que déspotas e terroristas usam contra populações inocentes, e armas que podem ser hackeadas (e reprogramadas) para fazer coisas indesejáveis”, acrescenta.
Há um tom de urgência na mensagem dos líderes de tecnologia, que alertam que “não há muito tempo para agir”. “Uma vez a caixa de Pandora seja aberta, será difícil fechá-la”, acrescenta.

A intenção é que esse tipo de tecnologia “moralmente errada” seja acrescentada à lista de armas banidas pela Convenção das Nações Unidas sobre Certas Armas
Convencionais (CCW).
Representantes de grandes empresas, como da Tesla e DeepMind do Google, assinaram a carta.
Os especialistas também lamentaram sobre o adiamento de uma reunião com um grupo da ONU focado em armamento autônomo que deveria ter sido realizada no início do mês.

Este é um assunto antigo, a proibição dos “robôs assassinos” já foi discutida por comitês da ONU em 2015. Mais de mil especialistas concordaram com o perigoso das armas autônomas.

O que é um robô assassino?
Trata-se de uma arma totalmente autônoma, que pode selecionar alvos e disparar sem ser necessária uma intervenção humana. Este tipo de aparelho ainda não existe, mas com o avanço da tecnologia, está cada vez mais possível. Os defensores dessas armas dizem que as leis de guerra atuais são suficientes para resolver qualquer problema que possa surgir durante o uso.

Comentários