Home Política QUEM É GILMAR MENDES? O ‘SOLTA BANDIDOS’ DO BRASIL
0

QUEM É GILMAR MENDES? O ‘SOLTA BANDIDOS’ DO BRASIL

0

Indicado pelo então presidente, Fernando Henrique Cardoso, Gilmar Mendes está no STF há 15 anos. Na época da sabatina, em 2002, um dos juristas mais respeitados do país, Dalmo Dallari – ainda que não se declare, é petista e intimamente ligado com a cúpula, publicou artigo na Folha de São Paulo sob o título, Degradação do Judiciário onde Dallari afirmava que “Se essa indicação vier a ser aprovada pelo Senado, não há exagero em afirmar que estarão correndo sério risco a proteção dos direitos no Brasil, o combate à corrupção e a própria normalidade constitucional.”
Desde então, seja como ministro do Supremo, seja como integrante do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), do qual hoje é presidente, Gilmar Mendes coleciona decisões controversas.

Jacob Barata
O Ministério Público Federal do Rio pediu a suspeição de Gilmar Mendes no caso de Jacob Barata Filho, filho do empresário conhecido como “Rei do Ônibus”, investigado pelo suposto pagamento de propina a agentes públicos cariocas para fraudar licitações de transportes no Rio. Os procuradores acusam o ministro de manter “vínculo de confiança e fidelidade” com Barata Filho. Gilmar Mendes foi padrinho de casamento da filha do empresário com um sobrinho de sua esposa, Guiomar Mendes.

Questões éticas
Na ocasião da indicação pesava contra Gilmar Mendes recebia da Advocacia Gerald a União o valor de R$32.400 para o Instituto Brasiliense de Direito Público – do qual o mesmo Gilmar é um dos proprietários – para que seus subordinados lá fizessem cursos. O IDP é uma faculdade com sede em Brasília fundada em 1998 com unidades em outros estados que usa a imagem de Gimar para angariar alunos.

O Supremo aprovou uma lista com três advogados para o posto de ministro substituto do TSE. Gilmar Mendes atuou diretamente pela aprovação, segundo o jornal Folha de S.Paulo. O problema é que esses advogados são professores da faculdade do ministro. A lista tríplice será apreciada pelo presidente Michel Temer, que irá escolher um deles para ficar de prontidão para eventuais substituições na Corte eleitoral.
Conversa com Aécio
O senador Aécio Neves (PSDB-MG) passou a ser monitorado a partir das delações premiadas dos donos da JBS. Durante a investigação, a Polícia Federal gravou uma série de ligações telefônicas onde, em uma delas, Aécio aparece falando com Gilmar Mendes. O assunto era um projeto de lei sobre abuso de autoridade. O senador pede ajuda para que o ministro convença um senador do Pará, Flexa Ribeiro, a apoiar a medida.

Amigo de Temer
O presidente e o ministro são amigos há anos. Em junho, Temer foi à casa do ministro para outra conversa sobre a reforma política. Dias antes, o TSE havia absolvido o presidente da cassação do mandato num processo que sofreu uma reviravolta a partir da atuação de Gilmar Mendes. O magistrado foi decisivo para manter Temer no comando do país.

Esposa defende Eike
A soltura de Eike Batista após doleiros confirmarem recebimento de US$ 16,5 milhões em propina para Sérgio Cabral levou o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, a pedir ao Supremo para que Gilmar Mendes se declarasse impedido de decidir sobre o caso. Isso porque a esposa do ministro – a advogada Guiomar Mendes – é sócia do escritório de advocacia Sérgio Bermudes, que defende o empresário.

Comentários