Home Brasil PRESÉPIOS SÃO MODIFICADOS PARA ‘REPRESENTAR’ COMUNIDADE LGBTI

PRESÉPIOS SÃO MODIFICADOS PARA ‘REPRESENTAR’ COMUNIDADE LGBTI
0

PRESÉPIOS SÃO MODIFICADOS PARA ‘REPRESENTAR’ COMUNIDADE LGBTI

0

O Convento de Santo Anntônio, no Largo da carioca, Rio de Janeiro, promove uma exposição de presépios onde há a representação do nascimento de Jesus para todos os gostos.
Desde o tradicional, com as figuras de José, Maria e Jesus recém-nascido, até os chamados “inclusivos”.

Num deles, prestam a homenagem ao nascimento do Salvador: uma prostituta e um casal homossexual, um portador de HIV, um cadeirante, um casal de idosos e meninos de rua. A obra do artista plástico paulista Luciano de Almeida, de Lorena já está chamando a atenção do público. Para compor o cenário, há manchetes de jornais que exemplificam a falta de oportunidades e a opressão enfrentadas pelos mais pobres. – Que por sis ´si é uma grande incoerência e prova do desconhecimento da narração bíblica sobre o nascimento de Jesus que nasceu em um estábulo emprestado – comprovando que desde sempre nunca houve falta de consideração com os mais pobres.

Frei é curador da mostra e apoia projeto
“O presépio já esteve exposto em São Paulo, por duas vezes, na Alemanha e na Itália. É muito atual, representa vários excluídos da sociedade. Traz uma mensagem que queremos passar. Uma reflexão de amor, de respeito, de solidariedade. São pessoas marginalizadas, e Jesus foi um excluído”, justifica o curador da mostra, frei Róger Brunorio.

O frade acredita que não terá reclamações contra o presépio dos excluídos. Em São Paulo, no ano passado, foram apenas cinco queixas formais. Por precaução, ele diz que colocou a escultura do casal homossexual bem afastada da beirada da mesa — e das mãos dos visitantes.

Um outro presépio, montado na Glória, em frente ao Palácio São Joaquim, também levantou o debate. Ele pretende “fazer o visitante refletir”, abordando a intolerância religiosa.”Colocamos o Menino Jesus com uma frase: “Amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei”, conta frei Roger. Ao redor dessa representação do menino Jesus estão vários deuses, como Iansã, do Candomblé, Ganesha, do Hinduismo, e o Preto Velho, da Umbanda

Comentários