Home Educação PAGAMENTO DE 3,6 MIL BOLSAS DE PESQUISA PODEM SER SUSPENSAS NA UFRJ

PAGAMENTO DE 3,6 MIL BOLSAS DE PESQUISA PODEM SER SUSPENSAS NA UFRJ
0

PAGAMENTO DE 3,6 MIL BOLSAS DE PESQUISA PODEM SER SUSPENSAS NA UFRJ

0

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PR-2) estima que cerca de 3,6 mil bolsas de pesquisas poderão ser suspensas na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O corte é presumido após o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) anunciar que o órgão atingiu o limite dos gastos já liberados pelo governo e que as bolsas poderão deixar de ser pagas se não houver ampliação do orçamento.

O CNPq é a principal agência de fomento à pesquisa científica e tecnológica do país. Na UFRJ, são 3.596 bolsas subsidiadas pela agência.

Se efetivado o corte nas bolsas do CNPq, as áreas mais impactadas seriam produtividade em pesquisa (930 bolsas), doutorado (837), graduação (aproximadamente 700) e mestrado (562). A UFRJ destacou que com o contingenciamento no CNPq, “projetos e pesquisas de alta relevância e benefícios para a sociedade brasileira seriam afetados, em todas as áreas do conhecimento”.

Houve uma reunião com o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, e o presidente do CNPQ, Mário Borges, de acordo com nota divulgada, neste encontro eles “debateram o financiamento de bolsas de pesquisa pelo órgão. Recursos para o pagamento das bolsas para o mês de agosto estão assegurados, e o Ministério trabalha junto à equipe econômica pela recomposição orçamentária e normalidade nos repasses do órgão nos próximos meses.”

Comentários