Home Saúde OS PODERES MEDICINAIS DO ABACATE QUE AINDA SÃO DESCONHECIDOS

OS PODERES MEDICINAIS DO ABACATE QUE AINDA SÃO DESCONHECIDOS
0

OS PODERES MEDICINAIS DO ABACATE QUE AINDA SÃO DESCONHECIDOS

0

A conscientização das pessoas em geral quanto à necessidade de preservar a saúde, a começar pela alimentação correta, tem provocado uma constante busca de receitas que possam unir essa preocupação sem agredir o paladar e pesar no bolso. Por isso estar atento às frutas, legumes e verduras certos de cada estação são imprescindíveis para uma alimentação saudável e barata.

Novembro é o mês do abacate
O abacate já foi vista como vilão por ser uma fruta calórica, 100g contém 160 calorias, mas ao contrário do que parece, a fruta ajuda a emagrecer.
Aproximadamente 75% das calorias do abacate são provenientes de gorduras monoinsaturadas, que ajuda a preservar a saúde do coração.
Por ser fonte de vitaminas, minerais, fibras e fitonutrientes, o abacate também ajuda na prevenção de outras doenças, além de ser usado para fins cosméticos.

Benefícios do abacate
Ótimo para a visão
Graças a um carotenoide chamado luteína, o abacate absorve os raios ultravioletas do sol evitando que os mesmos causem dano na retina. Além disso, protege os olhos contra a degeneração e a aparição de cataratas.

Vitamina E
O abacate é uma grande fonte de vitamina E. Quando consumimos essa vitamina de maneira habitual equipamos o corpo para nos proteger de doenças.

Fonte de ácido fólico
Uma xícara desse fruto contém uma porcentagem bastante alta de ácido fólico (23%). O ácido fólico é uma vitamina que se encontra nos vegetais de folhas verdes e sua função é ajudar na saúde em geral.

Queda na taxa de colesterol
O abacate contém altos teores de beta-sitosterol, um composto que demonstrou manter os níveis de colesterol baixos. Além de conter gordura monoinsaturada, que reduz o colesterol LDL, prejudicial ao corpo.

Saúde bucal
Ajuda a manter o sorriso brilhante devido a compostos que destroem células orais cancerígenas sem interferir em células saudáveis.

Aumenta a absorção de nutrientes
Os carotenoides de outras frutas e vegetais são melhor absorvidos quando junto a eles consumimos abacate. Algumas pesquisas mostraram que uma pessoa que consume abacate aumenta em 5 vezes a absorção de nutrientes em comparação com uma que não consuma essa fruta.

Combate problemas estomacais
A semente do abacate proporciona resultados muito eficazes no tratamento de uma inflamação do trato gastrointestinal, bem como para diarreias. Além disso, a semente do abacate também pode ajudar a combater infecções e alguns outros problemas estomacais.

Fortalece o sistema imunológico
Graças às suas grandes propriedades anti-inflamatórias, a semente do abacate também é aliada do sistema imunológico, ajudando a mantê-lo forte no combate contra infecções e problemas respiratórios. Além do mais, esta propriedade também serve como remédio para pessoas que sofrem de artrites e outras doenças articulares.

Trata a tireoide
De acordo com pesquisas de médicos realizadas na Europa, a semente do abacate possui nutrientes e propriedades essenciais que ajudam a controlar problemas na tireoide,
beneficiando especialmente pessoas acima do peso.

Repara cabelos danificados
Esse talvez seja um dos benefícios mais populares do abacate. Ajuda a reparar o cabelo seco e sem brilho, devido à grande quantidade de vitaminas e gordura que contém.

Na musculação
Quando consumido antes da atividade física, o abacate ajuda na hipertrofia muscular, pois fornece energia para o treino e contém proteínas que ajudam na recuperação do músculo.
Além disso, essa fruta também evita a fadiga muscular porque combate os radicais livres que surgem devido ao exercício intenso, provocando o envelhecimento das células e facilitando o aparecimento da dor.

Na gravidez
Por ser rico em ácido fólico, o abacate na gravidez é importante para prevenir doenças congênitas como problemas no sistema nervoso e espinha bífida, que é o mau fechamento da coluna vertebral do feto. Para obter esse benefício, esta fruta deve ser consumida principalmente antes de engravidar e durante o primeiro trimestre de gestação.

Para a pele
Os benefícios do abacate para a pele são principalmente combater estrias, rugas e celulite por ser rico em vitamina C, que ajuda na metabolização do colágeno, substância que dá firmeza à pele.
Além disso, essa fruta também tem antioxidantes que ajudam a proteger e a evitar o envelhecimento das células da pele, conferindo maior elasticidade e deixando a aparência mais bonita e saudável.

 

Curiosidades

– O caroço moído e queimado, e misturado ao leite, resolve problemas renais, desinterias e doenças do aparelho reprodutor feminino (corrimentos).
– Suas folhas, tomadas sob a forma de chá, são altamente digestivas, estimulantes e normalizam irregularidades, como a menstruação. O chá combate também infecções da garganta, elimina a rouquidão e a tosse. Mastigar as folhas de abacate frescas pode curar afecções da boca e da gengiva como estomatites e aftas.
– O óleo de abacate pode ser usado para hidratar as mãos, com as mesmas características do azeite de oliva. É muito útil no meio rural, pois pode ser usado como medicamento, e ainda para lubrificar os acessórios utilizados nos cavalos.
– Os melhores abacates são os mais pesados e firmes, têm polpa macia e gordurosa, com sabor característico e delicado (antes de ficar maduro, tem a polpa dura e esbranquiçada). Para saber se estão no ponto, é só fazer uma ligeira pressão com os dedos: os de casca fina cedem logo, os de casca mais grossa oferecem um pouco mais de resistência.

Comentários