Home Economia NOVAS TÉCNICAS PARA ECONOMIZAR NAS COMPRAS

NOVAS TÉCNICAS PARA ECONOMIZAR NAS COMPRAS
0

NOVAS TÉCNICAS PARA ECONOMIZAR NAS COMPRAS

0

Cruzando os corredores sempre parece algum item que não constava na lista. E de item em item, as exceções na hora de pagar podem representar uma conta que a família não estava em condições de arcar. Por isso, depois de substituir marcas na tentativa de economizar é necessário algumas outras adaptações para que o momento de compras no supermercado não se torne motivo de desfalque no orçamento doméstico. Confira dicas que ajudarão neste corte de gastos. As sugestões são de Lélio Braga Calhau, promotor de Justiça de defesa do consumidor do Ministério Público de Minas Gerais.

Defina seu limite
Estipule um valor máximo para gastar na sua compra. Lembre-se de que é você quem prioriza as necessidades na sua vida, não as ‘promoções’ de um estabelecimento comercial. Ao atingir o limite que você fixou, pare de comprar.

Faça e siga a lista
Elabore uma lista prévia do que você realmente precisa e, mais importante, siga-a com disciplina. Planejamento evita desperdícios, como comprar produtos repetidos, por impulso ou em quantidade maior do que o necessário.

Pesquise os preços, inclusive em atacadões e ‘atacarejos’
Faça uma pesquisa de preços antes de decidir onde vai fazer as compras. Considere também comprar em atacadões e atacarejos, que tendem a oferecer preços finais menores.

Prefira comprar na 2ª quinzena do mês
A maioria dos consumidores compra no início do mês. Na segunda quinzena há uma queda normal de vendas, e as empresas ficam mais propícias a fazer promoções.

Nunca vá às compras com fome
A fome atrapalha na hora de calcular a quantidade de produtos de que você realmente precisa. Resultado: acaba comprando coisas demais. Ou, então, cai na tentação e compra alimentos que não estavam na lista. Afinald e contas, quando o estômago ronca, a cabeça não pensa direito!

Não caia no conto do ‘chamariz’
Às vezes, os supermercados baixam os preços de alguns itens mais vendidos para dar a impressão de que tudo ali está barato e atrair mais clientes. Na verdade, há preços altos “escondidos” e é preciso pesquisar. Aproveite os itens baratos e pesquise os outros itens em outros estabelecimentos.

Atenção aos ‘produtos da estação’
Se notar que alguns produtos tiveram queda de preço, aproveite para comprá-los. Por outro lado, evite aqueles que subiram muito. Nesse caso, vale até desrespeitar a lista de compras para aproveitar os preços de ocasião.

Comentários