Home Educação NÍVEL DE ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL ESTAGNOU

NÍVEL DE ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL ESTAGNOU
0

NÍVEL DE ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL ESTAGNOU

0

Que o Brasil ainda apresenta um grande número de analfabetos funcionais não é novidade, porém, o problema se agrava quando, mesmo as crianças educadas nos últimos anos continuam apresentando dificuldades e nenhuma evolução.
Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apontam que a alfabetização estagnou entre 2014 e 2016. Mais da metade dos estudantes do 3º ano do ensino fundamental apresentam nível insuficiente de leitura e em matemática para a idade, ou seja dificuldade em interpretar um texto e fazer contas.

De acordo com a Avaliação Nacional de Alfabetização, 54,73% dos alunos tinham nível de leitura insuficiente em 2016 e 45,27% tinham nível suficiente. Em 2014, o percentual de estudantes avaliados com nível insuficiente era um pouco maior: 56,17%.

Os dados apresentados só mostram que as políticas desenvolvidas até agora não produziram resultados significativos.
A presidente do Inep, Maria Inês Fini, classificou como “sofrível” os resultados da avaliação. “Precisamos dar apoio para que essas crianças tenham um mínimo de condições para recuperar e reconstruir essas estruturas e prosseguir. Do contrário, continuaremos enxugando gelo”, disse.

Comentários