Home Mundo Morte de mais um jovem negro por policial branco gera nova onda de protestos nos EUA

Morte de mais um jovem negro por policial branco gera nova onda de protestos nos EUA

Morte de mais um jovem negro por policial branco gera nova onda de protestos nos EUA

0

 

Adolescente de 19 anos foi assassinado dentro da própria casa, segundo jornais locais; protestos se estendem pelo quarto dia consecutivo
635615489400487940w

As mobilizações contra o caráter racial das abordagens policiais se estendem pelo quarto dia seguido após a morte de Tony Robinson, de 19 anos. O policial supostamente responsável pelo assassinato foi identificado como Matthew Kenny.

Diferentemente de outros protestos motivados pela solidariedade às vítimas, a manifestações de Madison não estão encontrando eco na imprensa internacional, como denunciam os estudantes.

Centenas de estudantes universitários e do ensino médio se manifestaram pela perda de Robinson nesta segunda-feira (09/03). Eles deixaram as salas de aula e bloquearam o boulevard Martin Luther King Jr. Nesta terça (10/03), o site do departamento de polícia local sofreu um ataque cibernético. Nesta terça, mais de duas mil pessoas se reuniram para protestar e prestar solidariedade.

O chefe de polícia, Mike Koval, com um megafone, fez um pedido de desculpas não formal pela morte do jovem e ressaltou que há uma investigação em curso, mas que os manifestantes precisam “ter paciência”.

De acordo com Koval, o disparo ocorreu após uma “luta” dentro da residência onde estava Robinson.

As primeiras versões da história, relatadas por jornais universitários, relataram que o policial foi chamado devido a um “distúrbio” no apartamento.

“Vocês não estão nos protegendo” Vocês estão nos matando!”, afirmou a avó de Robinson ao participar do protesto ocorrido no sábado, um dia após a morte do jovem.

Durante o ato, familiares leram um comunicado escrito pela mãe do adolescente, Andrea Irwin: “eu não posso computar o que ocorreu. Eu não tive ainda a chance de ver seu corpo”.

fonte: http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/39764/morte+de+mais+um+jovem+negro+por+policial+branco+gera+nova+onda+de+protestos+nos+eua.shtml

Comentários
-- Jornal Nação --