Home Saúde Manteiga enriquecida com ácido graxo pode ajudar pacientes com Alzheimer

No Banner to display

Manteiga enriquecida com ácido graxo pode ajudar pacientes com Alzheimer

Manteiga enriquecida com ácido graxo pode ajudar pacientes com Alzheimer

0

Pesquisa do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo sugere que o enriquecimento de manteiga com um tipo de ácido graxo encontrado na gordura de lacticínios – o ácido linoleico conjugado – pode ser útil para pacientes com a doença de Alzheimer. Testes com ratos mostraram que uma dieta com a manteiga modificada aumentou a atividade de uma enzima, chamada fosfolipase A2, que está ligada à memória.

A fosfolipase atua sobre gorduras que constituem as membranas celulares e os ácidos graxos, que funcionam como mediadores na formação da memória. Em pacientes sem a doença, as membranas celulares são fluidas e renovadas normalmente. Em pacientes com Alzheimer, são rígidas e dificultam a liberação de ácidos graxos, como o linoleico. Ao enriquecer a manteiga, aumenta-se a atividade dessa enzima, contribuindo para a memória.

“Essa enzima é alterada em pacientes com Alzheimer. Então, começamos a olhar o que poderia estar alterado nesses pacientes em relação ao metabolismo de fosfolipase”, disse a chefe do Laboratório de Neurociências, Leda Talib.

Comentários
-- Jornal Nação --