Home Educação Lei obriga escolas a identificar e combater o bullying entre os alunos

Lei obriga escolas a identificar e combater o bullying entre os alunos

Lei obriga escolas a identificar e combater o bullying entre os alunos

0

Dentro de 90 dias, começa a valer uma lei federal que obriga as escolas a identificar sinais de bullying entre os alunos. Enquanto a norma não começa a valer, os alunos tentam levar as ofensas na brincadeira.

O bullying é o comportamento que agride e menospreza os colegas de forma física ou psicológica. “Teve uma época que eu era chamado de quatro olhos. Eu levava como brincadeira, mas começou a ficar muito repetitivo e as vezes irritava”, disse o estudante Mateus de Jesus Ferreira.

“Na escola acontece direto! Dizem ‘olha o cabelo de bombril, a gordinha passando’. As vezes a gente nem conhece as pessoas pelo nome, conhece pelo apelido. Eu levo mais para o lado da brincadeira para não ficar chateada. Prefiro manter minha autoestima porque não sou isso que falam”, disse Cryslayne Castro.

Lei
A nova regra exige que equipes pedagógicas e professores sejam capacitados para identificar esses casos. Para a diretora de uma escola em Palmas Maria do Carmo Ribeiro dos Santos, a lei é um retrocesso.

“Enquanto nós trabalhamos buscando a responsabilidade da família para lutar junto com a escola e fazer a formação de uma nova pessoa, vem uma responsabilidade dessa só para cima da escola.”

Em um colégio estadual da capital, o bullying já é combatido com um projeto do Ministério Público e Secretaria Estadual de Educação, o Conte até 10. “Verificamos o perfil de quem recebe e de quem pratica esse tipo de ação. A partir daí eles começaram a entender que dentro da própria sala existiam vítimas.”

Para a coordenadora técnica deste projeto, Izelda Torres Barbosa, a lei é benéfica. “É um curso fácil de fazer com bons temas para serem trabalhados. E é justamente isso que essa nova lei quer que as escolas façam.”

Comentários
-- Jornal Nação --