Home Brasil Lei garante maior proteção para policiais que terão viaturas blindadas
Lei garante maior proteção para policiais que terão viaturas blindadas
0

Lei garante maior proteção para policiais que terão viaturas blindadas

0

Há esperança na política do Brasil! Mas, se ampliar o otimismo para o âmbito federal for presunçoso demais, os cariocas tem motivos para comemorar certas melhorias para o estado. Os policiais militares e suas famílais em particular têm o que comemorar. A lei 7467/2016 garante que viaturas policiais e os veículos que fazem o transporte de presos deverão ter para-brisas blindados, para a proteção dos policiais.

Segundo a proposta, os veículos devem ter blindagem de, no mínimo, nivel três, que resiste a tiros disparados por fuzis calibre 7,65 mm e é de uso exclusivo das forças armadas e policiais. Os para-brisas blindados serão instalados nas viaturas já existentes, de forma gradativa
no prazo máximo para a mudança de até dois anos.
Autor da lei, o deputado estadual Dr. Deodalto (DEM/RJ) ressalta preocupação com o contingente policial. “É público e notório o crescimento da violência e a consequente evolução dos armamentos que se encontram em poder de criminosos. Cada dia mais, desafiam nossos policiais e agentes penitenciários com confrontos pujantes. O número de baixas nas fileiras das Secretarias de Segurança Pública e Administração Penitenciária é alarmante”,
relatou Dr. Deodalto.

“Em 90% dos casos, o para-brisa é o principal ponto atingido, deixando policiais mais vulneráveis, atingindo-os frontalmente”, completou. O Deputado aponta ainda para o custo irrisório da aplicação do item que, segundo ele, não atinge 10% do valor total dos veículos.

A medida, porém, não deve ser facilmente implantada. O estado está sob decreto de calamidade devido à crise financeira com déficit de bilhões. Mas a lei ampara e protege os agentes de segurança. Prioriza investimento para salvaguardar a vida dos policial que não pode ser resumida em uma atividade voltada exclusivamente para a morte.

O Estado tem a obrigação de zelar pela integridade física dos seus servidores e adotar providências que resultem em melhores condições de trabalho para os policiais. Que o Estado priorize a vida das pessoas que trabalham para garantir a segurança da população.

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *