Home Economia Fuja das empresas que prometem limpar nome de negativados

Fuja das empresas que prometem limpar nome de negativados

Fuja das empresas que prometem limpar nome de negativados

0

Com o aumento da inadimplência, os balcões de cadastro de negativados viraram um território para golpistas. De olho em mais de 60 milhões de brasileiros sujos na praça, essas empresas prometem limpar o nome cobrando uma ‘taxinha’, mas somem com o dinheiro pago pelo ‘serviço’.
Não existe milagre. Não dá para limpar o nome sem pagar a dívida. O problema é que propostas como essas, do tipo ‘trago a pessoa amada em três dias’, são cada vez mais frequentes. O consumidor vai ao balcão de atendimento do Serasa Experian para consultar suas dívidas vencidas e é abordado por pessoas entregando folhetos.
Até existem pouquíssimas empresa sérias que oferecem o serviço, mas nada além de um facilitador, todavia não é indicado. Uma vez que o consumidor já está em uma situação financeira complicada e não precisa gastar o dinheiro que não dispõe com algo que consegue gratuitamente.

Insatisfação
Pesquisa divulgada pelo SPC Brasil mostra que metade das pessoas que contrataram empresas para limpar o nome não obteve sucesso. Além de não conseguirem o objetivo, menos de três em cada dez consumidores conseguiram recuperar todo o dinheiro investido.

Lista de golpes
Há formas de identificar os golpes na praça. Alguém ofereceu para tirar o nome da lista de negativados sem pagara dívida? É golpe. Nesses casos, a empresa cobra um valor pelo serviço, mas desaparece logo após o pagamento da primeira parcela.
Se uma empresa – que não seja o credor- oferecer abatimento do tipo e pedi pagamento antecipado, recuse.
Um intermediário ofereceu desconto de mais de 80% no valor da dívida? Outro golpe. Nos feirões limpa nome, é possível conseguir abatimentos, mas concedido diretamente pelo próprio credor.
Prometeu utilizar logins e senhas dos birôs de proteção para retirar o nome do cadastro? Mais do que golpe é crime. Neste tipo de proposta, enviada por e-mail a empresa explica que, ‘ com tais logins e senhas, excluímos suas restrições sem a solicitação da empresa credora.
A empresa oferece ainda alterar a data em que a dívida é colocada no sistema em mais de cinco anos, prazo legal para que toda dívida expire? Isso também é ilegal.
Existem ainda escritórios de advocacia que cobram para entrar com uma liminar na Justiça para retirar o nome do consumidor do cadastro negativo. No entanto, o consumidor volta a ter o nome sujo quando a liminar cai. Ou seja, todo o disfarce de escritório de advocacia e liminar judicial não são golpes com nomes mais sofisticados.

Comentários