Home Mundo Fóssil de escorpião marinho gigante é descoberto nos EUA

Fóssil de escorpião marinho gigante é descoberto nos EUA

Fóssil de escorpião marinho gigante é descoberto nos EUA

0

Foi descoberto nos Estados Unidos um fóssil de um escorpião marinho gigante até então desconhecido e que viveu há quase 500 milhões de anos.

Segundo o professor James Lamsdell, da Universidade de Yale, na Califórnia, que liderou a equipe responsável pela descoberta, o animal é uma “espécie inteiramente nova”.
A criatura, que viveu há 467 milhões de anos, media dois metros de comprimento e pertencia à família dos euripterídeos, um grupo de artrópodes aquáticos considerados ancestrais das aranhas modernas.

“Não tínhamos ideia de que os euripterídeos podiam crescer tanto a ponto de ocupar um espaço no topo da cadeia alimentar especialmente nesse estágio de sua evolução”, disse Lamsdell.

“Era um animal de aparência bizarra e intimidatória. A primeira coisa que podemos notar nele são as extremidades gigantes cheias de espinhos que se projetavam para fora da cabeça”, acrescentou.

A criatura foi batizada de Pentecopterus, devido às semelhanças com o Penteconter, uma das primeiras embarcações da Grécia Antiga. Segundo Lamsdell, o escorpião tinha uma cabeça achatada no formato de um escudo, um corpo estreito e garras longas para capturar presas.

Comentários