Home Educação Estudantes da rede estadual do Rio enfrentam calor em salas de aula

Estudantes da rede estadual do Rio enfrentam calor em salas de aula

Estudantes da rede estadual do Rio enfrentam calor em salas de aula

0

Estudantes das escolas da rede estadual do Rio de Janeiro estão enfrentando calor nas salas de aula, pois estão sem ar-condicionado, revelou a presidenta da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Bárbara Melo, a deputados federais, durante audiência para debater as normas de cooperação entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios com relação à responsabilidade na gestão pública da educação brasileira.

“Aqui na Câmara está fácil ficar debatendo e até aprendendo, com o ar-condicionado [ligado]. Imagina em Bangu, onde eu moro, em um calor de 40 ºC e com o uniforme que somos obrigados a usar”, disse Bárbara durante sua participação na audiência. A presidenta da UBES defendeu uma distribuição de recursos mais equitativa entre os entes federados para que haja uma melhor infraestrutura para a educação.

Segundo a Secretaria de Estado de Educação, os 25 mil aparelhos de ar-condicionado da unidades escolares da rede estão desligados desde o dia 22 de julho, quando expirou o contrato com a empresa vencedora do antigo processo licitatório.

Procurada, a secretaria disse que uma nova licitação ocorrerá este mês, e as escolas voltarão a ter o serviço. Até que seja concluído esse processo, a empresa cujo contrato está vencido poderá retirar os aparelhos.

A secretaria esclarece ainda que a substituição dos aparelhos de ar-condicionado está sendo mais demorada porque a adesão à licitação da Secretaria de Estado de Planejamento, para a compra dos equipamentos, foi questionada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Assim, a secretaria teve que fazer a própria licitação para alugar os aparelhos.

Comentários
-- Jornal Nação --