Home Educação Desemprego causa aumento na procura por seguro educacional

Desemprego causa aumento  na procura por seguro educacional
0

Desemprego causa aumento na procura por seguro educacional

0

Com a crise instalada no Brasil e o medo do desemprego que assombra os brasileiros, a procura por seguros educacionais disparou de janeiro a agosto deste ano. O aumento é estimado em mais de 75% em comparação ao ano anterior.
O aluno Felipe Nascimento dos Santos cursa Engenharia Civil e ficou desempregado recentemente, graças ao seguro educacional não irá trancar a matrícula.
“Esse seguro vai poder me ajudar nessa caminhada de seis meses até eu conseguir um emprego porque é uma preocupação a menos que eu vou ter”, afirma o estudante.
Clayton Pereira da Silva, outro aluno conta que colegas de classe também fazem uso do serviço.
“No momento, a gente vive esse período aí de crise, muita gente desempregada, inclusive na minha sala outras pessoas tem o seguro. Então, assim, é de muita valia”, afirma Clayton.

Justo
Segundo o Procon, a oferta do seguro em caso de desemprego ou morte do responsável financeiro é legal. Mas é uma opção dos pais ou alunos, não é permitido que a instituição inclua na mensalidade de maneira compulsória .
“Se tiver embutido na parcela, isso é ilegal, isso é abusivo, o consumidor pode exigir que se diferencie esse preço e que ele pague a menor, apenas o valor referente à prestação do serviço educacional”, diz Marcelo Barbosa, coordenador do Procon.
É um direito do responsável financeiro pedir nas universidades e escolas a planilha com a relação de valores individuais.

Seguro
Diversas instituições, agências de seguros e bancos já contam com o serviço que serve para auxiliar no pagamento das mensalidades escolares e universitárias em caso de desemprego, invalidez ou falecimento do responsável financeiro.
Esse tipo de seguro ainda não possui uma regulamentação detalhada da Superintendência de Seguros Privados (Susep) e as parcelas mensais podem variar de acordo com o contratante, por isso é importante pesquisar valores, se alertar as condições contratuais e a procedência das empresas que oferecem esse tipo de seguro.

Comentários