Home Saúde DEPOIS DE VENCER A BALANÇA É PRECISO EVITAR O EFEITO SANFONA

DEPOIS DE VENCER A BALANÇA É PRECISO EVITAR O EFEITO SANFONA
0

DEPOIS DE VENCER A BALANÇA É PRECISO EVITAR O EFEITO SANFONA

0

Muitos brasileiros sofrem com o efeito sanfona, isto é, emagrecer e ganhar peso novamente em curto período de tempo. Isso acontece, por conta de dietas restritivas feitas repentinamente, o famoso “vou emagrecer de uma vez só”. Porém, o efeito é contrário.
Inicialmente você perde peso rapidamente, mas o organismo entende que há algo errado, e então, ele diminui a velocidade do metabolismo e passa a economizar energia. E então, quando volta a se alimentar sem toda a restrição de uma dieta rigida, o organismo continua a acumular energia, e consequentemente, calorias.
O resultado final é que você ganha rapidamente todo o peso que perdeu, e o organismo cria resistência à perda de peso.

Esteticamente, a oscilação de peso prejudica a pele, causando flacidez e estrias. Mas ainda pior que isso, o efeito sanfona favorece o surgimento de vários problçemas de saúde, como enfraquecimento do sistema imunológico, elevação dos níveis de colesterol ruim, hipertensão, doenças coronárias, dentre outros.
O passa a ficar em um estado constante de alerta, alterando a produção hormonal, armazenando gordura e eliminando massa muscular, o que eleva o risco de lesões e comprime as artérias, acarretando a hipertrofia do coração.
Outro órgão bastante prejudicado com o efeito sanfona é o pâncreas, pois, na tentativa de estabilizar os níveis de glicemia, ele pode ficar sobrecarregado pela produção excessiva de insulina e, com o tempo, perder drasticamente sua funcionalidade, levando à diabetes.

Para prevenir o efeito sanfona não existe dieta ideal, e sim, a adotar hábitos que serão seguidos pelo resto da vida para manter o peso ideal.
Fuja de dietas restritivas
As dietas milagrosas, que prometem resultados rápidos e mirabolantes levam a redução do metabolismo e a economia de energia. O ideal é fazer uma reeducação alimentar, assim você emagrecerá com saúde e de maneira definitiva.

Evite adoçantes
Muitas pessoas ao começar uma dieta substituem o açúcar por adoçante, porém, o mesmo aumenta a absorção de açúcar dos outros alimentos e favorece o ganho de peso.

Não tome medicamentos para emagrecer
Os remédios para emagrecer são verdadeiras armadilhas que podem causar danos ao seu organismo de maneira que sofra com o efeito sanfona durante anos e anos. Além de causar alterações hormonais e diversos efeitos colaterais.

Tome bastante água e não passe fome
O consumo de água deve ser bem distribuído durante o dia. Não tome muito de uma vez e fique muito tempo sem tomar novamente.
É importante se alimentar de tempo em tempo também, longos períodos em jejum podem levar à desaceleração do metabolismo.

Mantenha a pratica de exercícios físicos
Os exercícios físicos mantem o metabolismo sempre ativo, assim, você mantém o equilíbrio de peso.

 

Depressão e ansiedade

Muitas pessoas sofrem com ansiedade, e usam a comida como válvula de escape para essa doença. Ao engordarem, em atos desesperados recorrem as dietas milagrosas e acabam caindo no efeito sanfona. Esse processo de perder e recuperar peso rapidamente pode ter um efeito psicológico negativo se você se deixar ficar desencorajado ou deprimido.

O efeito sanfona não deve ser uma razão para “se sentir fracassado”. É uma razão para se conscientizar que é necessário fazer mudanças de longo prazo na sua dieta e iniciar a prática de atividade física para ajudar a não recuperar o peso que você perdeu

 

Dúvidas

Se eu recuperar o peso, perdê-lo de novo não vai ser ainda mais difícil?
Uma pessoa que perde e ganha peso repetidamente não deve ter mais problemas ao tentar alcançar e manter um peso saudável do que uma pessoa tentando perder peso pela primeira vez.

O efeito sanfona me deixa com mais gordura e menos músculos do que se não tivesse feito dieta nenhuma?
Não há provas de que o efeito sanfona aumenta a quantidade de gordura em uma pessoa que perde e recupera o peso. Pesquisadores descobriram que, depois do efeito sanfona, aqueles que retornam a seus pesos originais têm a mesma quantidade de gordura e massa magra que tinham antes. Pessoas que se exercitam durante o efeito sanfona podem ganhar músculos.

O efeito sanfona prejudica minha saúde?
Alguns estudos sugerem que o efeito sanfona pode aumentar o risco de certos problemas de saúde. Eles incluem hipertensão, colesterol alto e doenças na vesícula. Para adultos obesos os riscos são ainda maiores, entretanto, devem continuar a tentar perder peso para melhorar a saúde e reduzir as chances de desenvolver doenças relacionadas à obesidade.

 

Chocolate na dieta

Os chocolates são vistos como vilões por quem quer emagrecer por causa da quantidade de açúcar presente neles. Contudo, sua matéria prima, o cacau, é um importante alimento funcional. Fonte de vitaminas, minerais, magnésio e flavonoides, ele é benéfico para o coração, melhora o humor e ajuda na dieta.
Por isso que quanto maior a quantidade de cacau presente no chocolate, melhor ele é. Para desfrutar destes benefícios, o ideal é que o chocolate tenha, pelo menos, 55% de cacau. Ou seja, ele tem que ser meio amargo ou amargo.

Comentários