Home Educação CONTRA CYBERBULLYING, PROJETO ESCOLAR LANÇA REVISTA EM QUADRINHOS COM 10 MANDAMENTOS

CONTRA CYBERBULLYING, PROJETO ESCOLAR LANÇA REVISTA EM QUADRINHOS COM 10 MANDAMENTOS
0

CONTRA CYBERBULLYING, PROJETO ESCOLAR LANÇA REVISTA EM QUADRINHOS COM 10 MANDAMENTOS

0

Após alunos de escolas públicas relatarem suas experiências e sensações sobre o bullying sofrido nas redes sociais, o projeto Liga Acadêmica de Prevenção e Intervenção a Violência (Lapiv), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), lançou uma revista em quadrinhos com 10 mandamentos contra o Cyberbullying.
O cyberbullying é a agressão por meios virtuais, como redes sociais, muito comum na vida dos adolescentes. A revista em quadrinhos “Segredos do Meta – a verdade por trás das redes”, tem o objetivo de conscientizar e impor limites nas brincadeiras para que não se torne um crime. Além de alertá-los sobre segurança na internet.
No projeto do Lapiv, estudantes de enfermagem e medicina, coordenados por profissionais da universidade, realizaram atividades com alunos de escolas públicas, a partir de 11 anos, sobre o problema. Psiquiatra da Unifesp Sara Bottino, a médica criou o projeto após ter conhecimento do número de suicídios e tentativas de suícido associadas a esse tipo de agressão virtual.
Entre as atividades do projeto, há rodas de conversa sobre as vantagens e desvantagens do uso das redes sociais e dicas de como os estudantes podem se proteger na rede.
Os estudantes também são levados a refletir sobre os riscos de uma aparente brincadeira entre colegas virar um problema grave. “Às vezes, eles começam com uma brincadeira na rede, que eles chamam de ‘zoação’, e muitas vezes não sabem o impacto que isso tem para quem está sendo ‘zoado’. O limite entre o que é uma brincadeira e como esta pode ser vivenciada pela vítima pode ser muito diferente”, explicou a médica.

Comentários