Home Mundo CONSULTA PARA REDUÇÃO DE SALÁRIO DE POLÍTICOS É APROVADA NA COLÔMBIA

CONSULTA PARA REDUÇÃO DE SALÁRIO DE POLÍTICOS É APROVADA NA COLÔMBIA
0

CONSULTA PARA REDUÇÃO DE SALÁRIO DE POLÍTICOS É APROVADA NA COLÔMBIA

0

E o mundo continua dando exemplos de como o combate à corrupção depende da participação dos políticos para sua eficácia.
Por unanimidade, o Senado da Colômbia aprovou a realização de uma consulta anticorrupção que prevê a redução dos salários dos congressistas e altos funcionários, assim como o aumento da pena para os corruptos.

Ainda falta decidir a data para a votação, mais os eleitores colombianos irão às urnas para decidir sobre sete medidas, incluindo a redução de salário de 31,3 milhões de pesos (US$10.771) para 19,5 milhões de pesos (US$6.836).

Fim dos benefícios para os corruptos
Exemplo de que a lei deve ser igual para todos, a Colômbia também coloca em pauta o fim de benefícios para os condenados por corrupção como o fim do direito a prisão domiciliar. Ainda conta a obrigação dos congressistas de prestarem contas sobre sua atuação, e a que impõe aos políticos eleitos a apresentação do patrimônio e renda. Outra medida põe fim à perpetuação no poder limitando o mandato dos congressistas a dois períodos de quatro anos.

Assim como no Brasil, uma pesquisa revelou que a corrupção é o segundo tema que mais preocupa os colombianos, ficando atrás somente dos níveis de desemprego.

Participação popular

Após o aval do Senado, o presidente Juan Manuel Santos e a autoridade eleitoral terão oito dias para definir a data da consulta.
As medidas serão aprovadas pelo voto da metade e mais um, com o mínimo total de 12 milhões de eleitores.

 

Comentários