Home Esporte Clubes brasileiros podem ter estádios leiloados por conta de dívidas

Clubes brasileiros podem ter estádios leiloados por conta de dívidas
0

Clubes brasileiros podem ter estádios leiloados por conta de dívidas

0

Grandes clubes tradicionais de São Paulo estão sob a ameaça de perder seus estádios por meio de leilão. Dívidas trabalhistas, tributárias ou com fornecedores colocam o patrimônio de Guarani, Portuguesa, Comercial, Paulista e Portuguesa Santista em risco.

Por falta de estrutura e alternativas, o Guarani fechou acordo com uma empresa e vai ceder o terreno de seu estádio para construção de um complexo comercial.
No acordo, o investidor vai pagar a dívida trabalhista do clube, construir um centro de treinamento, novo clube social e nova arena. Além de patrocinar o clube por 130 meses com R$350 mil mensais.
“Muitos clubes, incluindo o próprio Guarani, sofreram com administrações desastrosas, que comprometeram boa parte de seu patrimônio. Porém, a atual legislação esportiva, principalmente no que tange aos direitos econômicos de atletas, acaba punindo os clubes, tornando a atividade deficitária”, opina Palmeron Mendes, presidente do Guarani. “Leiloar o patrimônio não trará uma solução para o problema”.

O mercado imobiliário está sempre atento para esse tipo de negócio. Reinaldo Fincatti, diretor da Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio (Embraesp), explica que o principal interesse do mercado imobiliário pelos estádios é o potencial de reutilização, ou seja, a transformação da arena em outro negócio, como grandes empreendimentos.
“Em geral, os estádios estão em locais nobres e de fácil acesso. São terrenos únicos, avantajados, praticamente inexistentes no tecido urbano”, explica Fincatti. “Para o mercado imobiliário, o preço do terreno vale mais do que a construção em si.’’.

Comentários