Home Mundo CIENTISTAS CONECTAM CÉREBRO COM INTERNET PELA PRIMEIRA VEZ

CIENTISTAS CONECTAM CÉREBRO COM INTERNET PELA PRIMEIRA VEZ
0

CIENTISTAS CONECTAM CÉREBRO COM INTERNET PELA PRIMEIRA VEZ

0

Muitas vezes a ficção antecipa o resultado de estudos praticados na vida real décadas à frente de suas descobertas.

O filme ‘Lucy’ conta a história de uma mulher que consegue, através de uma droga, utilizar 100% da capacidade cerebral e a inteligência lhe permite em poucas horas de vida, após a mutação promovida pelo efeito da droga no organismo, desenvolver uma inteligência artificial capaz de suportar todo o conteúdo de seu cérebro dentro de um pen drive.

Estudos sob a mesma ótica de entendimento fez com que neurocientistas e engenheiros da Universidade de Wits, na África do Sul, conectassem um cérebro humano à internet pela primeira vez na história. O projeto foi chamado de “Brainternet” (cérebro + internet, em inglês).

Segundo comunicado oficial, os pesquisadores utilizaram um eletroencefalograma (EEG, na sigla em inglês) — equipamento que detecta sinais elétricos do cérebro — para realizar o experimento.
O aparelho transmitiu atividades neurológicas à um Raspberry Pi — computador pequeno que pode ser conectado à aparelhos de televisão ou telas de computadores —, e os dados puderam ser vistos diretamente em um programa online de qualquer lugar do mundo.

“Estamos destinados a permitir a interação entre o usuário e seu cérebro para que ele possa fornecer estímulos e ver respostas”, disse em nota Adam Pantanowitz, coordenador do projeto.

Baseados nas mentes criativas para a ficção, os pesquisadores visam conseguir ampliar a experiência para que o cérebro consiga comunicação com o mundo exterior através do computador.
Segundo o pesquisador, a ação ainda pode influenciar a transmissão de informações entre o cérebro e o mundo exterior, e até entre pessoas. Contudo, isso pode demorar pois o órgão é muito mais complexo que computadores.

Comentários
-- Jornal Nação --