Home Saúde CHEGA DE NOITES MAL DORMIDAS! combata a insônia e tenha bons sonhos…

CHEGA DE NOITES MAL DORMIDAS! combata a insônia e tenha bons sonhos…
0

CHEGA DE NOITES MAL DORMIDAS! combata a insônia e tenha bons sonhos…

0

A insônia é um distúrbio que prejudica a capacidade de adormercer, ou de manter o sono contínuo durante a noite inteira. Pessoas que sofrem de insônia normalmente já acordam com a sensação de cansaço, passam o dia inteiro com mau humor e acabam tendo baixo desempenho no trabalho e estudos.
O distúrbio não é definido pela quantidade de horas que uma pessoa dorme ou quanto tempo leva para cair no sono. Indivíduos geralmente variam em suas necessidades de sono. Os problemas para o dia-a-dia são diversos como cansaço, falta de energia, dificuldade de concentração
e irritabilidade.
Insônia pode ser classificada como transiente (curto-prazo), intermitente (vem e vai), e crônica (constante). A que dura desde uma noite até algumas semanas é classificada como transiente. Caso os espisódios ocorram de tempos em tempos, passa a ser classificada como intermitente. A insônia é considerada crônica se ocorre na maioria das noites e dura mais
de um mês.
Muitos adultos apresentam insônia por conta dos estresses do dia a dia, ansiedade, mudanças em algum aspecto da vida pessoal ou profissional, uso de medicações, entre outras práticas de rotina.
O tratamento mais indicado é a mudança de hábitos, ingestão de chás naturais, melhora na alimentação e a prática de exercícios relaxantes, como a yoga. Apenas quando o paciente não apresenta evolução, o médico receita medicações para relaxar o organismo.

sintomas
Dificuldade para adormercer ou despertar muitas vezes ao longo da noite; sensação de cansaço ao acordar; sonolência mesmo quando o corpo está em movimento; irritabilidade; depressão ou ansiedade; dificuldade de concentração e esquecimentos; dores de cabeça localizadas; problemas gastrointestinais; tempo de reação e reflexo mais lento; acompanhado de maior risco de acidentes;

fatores de risco
As mulheres são muito mais propensas a sofrer de insônia, principalmente por conta das mudanças hormonais constantes.

Pessoas acima dos 60 anos de idade, devido principalmente às alterações nos padrões de sono e a problemas de saúde.

Pessoas com algum distúrbio de saúde mental, como depressão, ansiedade, transtorno bipolar e o transtorno de estresse pós-traumático são mais propensas
a apresentar insônia.

Pessoas que trabalham no período noturno ou viajam constantemente, a troca frequente de fuso horário pode ser prejudicial
Hábitos simples que evitam a insônia

Tenha um horário regular para dormir
Dormir e acordar todos os dias na mesma hora faz o organismo se programar
para descansar, recuperando as energias de forma mais eficiente.

Manter o peso ideal
Quando uma pessoa está no sobrepeso, acumula tecido adiposo na região do pescoço que acabam pressionando as vias respiratórias. Em determinadas posições, causa o estreitamento da faringe e o fechamento da apneia, provocando o ronco e a dificuldade para adormecer.

Evitar cafeína após 18 horas
Café, guaraná, energéticos, alguns refrigerantes e chás (mate, preto, verde) contêm cafeína, substância estimulante que consumido em excesso após o almoço pode prejudicar o sono. Gengibre, pimenta, açaí e chocolate após as 18horas também prejudicarão
sua noite de sono, evite!

Prepare o ambiente
A melatonina, hormônio responsável pelo sono só é produzido em ambientes escuros, por isso prepare um ambiente sem luz e silencioso.

Desligue a televisão
Há pessoas que possuem a mania de dormir com a televisão ligada, e o barulho pode atrapalhar. Nosso sono é dividido em duas partes: o sono superificial e o profundo. Apenas na segunda parte o corpo age em recuperação de energia, quando há uma alternância entre sons, como na tv, o organismo fica em alerta e não consegue mergulhar em um sono profundo.

Evite alimentos gordurosos
Ao evitar o consumo de alimentos gorduros ou em grandes quantidades antes
de dormir, a digestão é feita com maior rapidez evitando a sensação de peso e mal estar.

Alimentos que ajudam
no combate a insônia

Banana
A fruta é rica em triptofano, composto que ajuda o organismo na produção da serotonina, um neurotransmissor que eleva a sensação de bem-estar, relaxa e melhora o humor.
Linhaça
O ômega-3, ácido graxo presente em grande quantidade na linhaça, ajuda a regular os neurotransmissores. Por isso, além de facilitar o sono, o alimento é aliado no combate à depressão, à ansiedade e à irritação.
Peixe
Peixes como salmão e sardinha, além de também serem ricos em ômega-3, têm na composição o composto taurina, que ajuda o organismo a liberar neurotransmissores que diminuem o estresse.

Couve
Atua no relaxamento muscular, consequentemente beneficiando a noite de sono. Além disso, o alimento é rico em magnésio, mineral que, quando insuficiente no organismo, está relacionado à depressão, insônia, fadiga e outros sintomas.
Amêndoa
Também contém triptofano, que estimula a produção de hormônios relacionados ao bem-estar. Além disso, é rica também em minerais que ajudam a combater a insônia, como zinco, ferro e magnésio.

Maracujá
Já conhecido por ser um calmante natural, o maracujá tem alta concentração de vitamina C na composição, que ajuda a relaxar e diminui os níveis de cortisol.

Espinafre
O espinafre é um poderoso antidepressivo e, por isso, eficaz para melhorar o sono. Além de ser fonte de taurina e ácido fólico, que ajudam a regular a liberação de neurotransmissores
que reduzem o estresse.
Por que precisamos dormir?
O sono é muito mais importante do que você imagina, além de ser um momento importante de descanso, as horas que você passa dormindo trazem uma infinidade de benefícios para a saúde.Além de ser um momento de descanso, o sono também traz melhoras para a memória e uma sensação de bem estar. Os exercícios físicos são excelentes formas de ter noites de sono mais revigorantes, pois como você irá gastar energia nas atividades, dificilmente terá problemas, como a insônia,
e dormirá tranquilamente.
Outro ponto positivo de praticar exercícios físicos é que, com noites de sono tranquilas, você não terá mais sonolência durante o dia. Como você pode ver, é uma sucessão de benefícios que irão proporcionar uma vida muito mais saudável.
O tempo de descanso varia entre as pessoas; nem todo mundo necessita de 8 horas para se sentir bem.

Benefícios do sono
Melhora na Aprendizagem e Memória: O sono ajuda o cérebro a armazenar novas informações na memória.
Metabolismo e Peso: A insônia pode causar ganho de peso, afetando a maneira como nosso corpo absorve os carboidratos, alterando os níveis de hormônios
que afetam nosso apetite.
Energia Durante o Dia: A insônia contribui para uma sensação de sonolência durante o dia, o que pode afetar, principalmente, o desempenho no trabalho e estudos.
Melhora do Humor: A insônia pode resultar em irritabilidade, impaciência, incapacidade de concentração e mau humor.
Saúde Cardiovascular: Graves distúrbios do sono têm sido associados à hipertensão. Os níveis hormonais aumentados de estresse, e batimento cardíaco irregular.
Prevenção de Doenças: O sono altera a função imunológica, deixando as células do corpo mais fortes
para combater doenças.
curiosidade

A insônia está inclusa nos diversos malefícios causados pelo consumo do cigarro. Isso acontece porque durante o sono, o organismo entra em um estado de abstinência à nicotina, provocando despertares
ao longo da noite.
Chás naturais
Erva Cidreira
O chá de erva cidreira além de ajudar a dormir melhor e combater insônias também é um bom remédio caseiro para as dores de cabeça ou enxaquecas, dor de ventre, dor de dentes, dor de ouvidos e até mesmo para curar o reumatismo graças as suas propriedades anti-inflamatórias.

Chá de Tília
A Tília é uma planta com propriedades medicinais que é composta por óleos essenciais com efeitos calmantes que ajudam no tratamento de distúrbios do sistema nervoso como a ansiedade e o stress. O chá de Tília tem propriedades que ajudam a dormir melhor, expectorante natural, calmante, anti-inflamatória, digestiva, vasodilatadora, sedativa e até mesmo propriedades para ajudar a emagrecer.

Chá de Valeriana
A valeriana ajuda no tratamento natural de insônias e mostra-se muito benéfica no tratamento de pessoas nervosas, com ansiedade e hipersensíveis ao barulho. Também é indicada nos casos de pessoas que não conseguem dormir por causa de comichões ou palpitações. O chá de valeriana também é recomendado em casos de problemas da menopausa, feridas, enxaquecas, espasmos estomacais e intestinais.

Comentários