Home Economia CDC: SE O SISTEMA CAIR, SAIA SEM PAGAR!

CDC: SE O SISTEMA CAIR, SAIA SEM PAGAR!
0

CDC: SE O SISTEMA CAIR, SAIA SEM PAGAR!

0

Ao fechar a conta do restaurante ou a compra na loja de roupas, você não consegue pagar com seu cartão porque o sistema caiu, sem cheques ou dinheiro no local saiba que o constrangimento pela falta de opções de quitação não são de sua responsabilidade. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, a responsabilidade pela falha no serviço é do estabelecimento e da administradora do cartão. Assim, você não pode ser exposto a intimidações.
Não aceite se o comerciante obrigá-lo uma assinatura em promissórias ou qualquer tipo de confissão de dúvida. Não informe seus dados pessoais afim de assegurar que o pagamento será feito posteriormente. Isso é abusivo e contra a lei.
O que o estabelecimento pode fazer é pedir para que você volte em outro momento ou outro dia para acertar a despesa ou lhe forneça uma conta bancária para o depósito.
Mas atenção; o direito de sair sem pagar só vale se o sistema do cartão fica indisponível após o consumidor já estar usando o serviço ou comprando a mercadoria. Se a falha ocorrer antes, o comerciante deve informar e fica a critério do cliente escolher permanecer no local ou não.
O fato da lei permitir que você não seja constrangido não dá o direito de lesar o comerciante. Honestidade com quem lhe prestou um serviço ou lhe vendeu uma mercadoria são imprescindíveis. Se depois ou por depósito, honre com seus pagamentos e com quem lhe atendeu.

Comentários
-- Jornal Nação --