Home Comportamento Brasileiros aquecem mercado literário e estão lendo mais

Brasileiros aquecem mercado literário e estão lendo mais

Brasileiros aquecem mercado literário e estão lendo mais

0

Quem gosta de ler sabe que não é preciso sair do lugar para embarcar em viagens incríveis e inesquecíveis. A pedido do Instituto Pró-Livro e realizada pelo Ibope, uma pesquisa foi feita com 5.012 brasileiros abordando hábitos de leitura e apontou que os brasileiros
estão lendo mais.
O levantamento entrevistou pessoas alfabetizadas com idade de cinco anos em diante sendo considerados leitores aqueles que nos três meses anteriores à pesquisa, leram ao menos um livro inteiro ou em partes.

Bíblia ainda é o mais lido
Indiscutivelmente o livro mais importante para a humanidade, a bíblia continua sendo o mais lido em toda Terra. Na sequencia seguem títulos religiosos para ajuda nos relacionamentos, as trilogias que saíram das páginas dos livros e ganharam viuda nas telas do cinema, ficção, mistério, esotéricos e místicos, romance, tema adolescentes contendo humor também foram citados como preferência e histórias de ação são os assuntos mais pedidos entre os leitores. A lista revela Diário de um Banana, Casamento Blindado, A Culpa É das Estrelas, Cinquenta Tons de Cinza, O Monge e o Executivo, Cidades de Papel, O Código da Inteligência, Livro de Culinária.

Local ideal
Os amantes da leitura dão uma ula em aproveitamento do tempo provado que todo e qualquer lugar em um momento de espera ou de descanso é possível aporveitar para buscar conehcimento ou entretenimento, por si só. A pesquisa também analisou as preferências e motivações dos entrevistados e entre estes estão gosto pela leitura e atualização cultural. A própria casa, a sala de aula, a biblioteca, o trabalho, o transporte, os consultórios e salões de beleza foram eleitos os lugares favoritos para ler um livro.

Autores citados
Os autores mais citados na pesquisa foram João Ferreira de Almeida, Augusto Cury, Zibia Gasparetto, Padre Marcelo Rossi, Cristiane Cardoso, Paulo Coelho, Allan Kardec, John Green e Chico Xavier. A youtuber Kéfera Buchmann, autora do livro Muito Mais que Cinco Minutos, recebeu a mesma quantidade de menções que Machado de Assis, autor de Dom Casmurro, e Maurício de Souza, criador da Turma da Mônica.

Todos pelo combate à ignorância

E, em tempos de mudanças no país, saber que os brasileiros estão mais dedicados à leitura reascende a esperança de uma sociedade mais consciente e participativa.
Conhecimento é a única arma de combate à ignorância.

Comentários