Home Brasil BATAVO É INVESTIGADA POR SALMONELLA EM LEITE PARA BEBÊS

BATAVO É INVESTIGADA POR SALMONELLA EM LEITE PARA BEBÊS
0

BATAVO É INVESTIGADA POR SALMONELLA EM LEITE PARA BEBÊS

0

Vendida em 83 países, os produtos do grupo Lactalis – que no Brasil é chamada de Batavo – estão sendo recolhidos do mercado depois de mais de 30 casos comprovados de contaminação de bebês na França.
Mas o escândalo do leite materno em pó que contagiou com salmonela dezenas de bebês, na França começa a ter ramificações internacionais: a empresa Lactalis anunciou o recolhimento de vários lotes potencialmente contaminados de diversos mercados.

“Há 83 países afetados, que estão sob o mesmo procedimento de retirada de produtos. Temos um gabinete de crise tanto para o exterior como para a França”, informou o diretor-executivo Emmanuel Besnier, sem detalhar de que países se trata.

A entrevista publicada no (14/01) por Le Journal du Dimanche foi a primeira concedida por ele desde que assumiu o comando do grupo, em 2000. Desde que se declarou a crise alimentar em dezembro de 2017, pelo menos 35 menores de seis meses da França foram infectados por salmonela. O quadro de todos evoluiu favoravelmente.

Salmonella leva a morte
A bactéria salmonela chega ao intestino por meio de alimentos contaminados. Os principais sintomas da salmonelose são diarreia, dor abdominal e febre, que podem vir acompanhadas de náuseas, vômito e dores musculares. A recuperação costuma durar de três a sete dias, mesmo sem intervenção médica. No entanto, em bebês, crianças pequenas, gestantes, anciãos e pacientes com deficiência imunológica a infecção pode ter consequências mais graves.

Fundada em 1933, a Lactalis passou a ser uma das gigantes mundiais do setor lácteo quando incorporou a italiana Parmalat em 2011, através de uma oferta pública de ações (OPA) hostil. Atualmente conta com 246 fábricas em 47 países, entre os quais Brasil, Espanha, México, Argentina, Colômbia, Venezuela e Chile.

Comentários