Home Brasil AMIL É RESPONSÁVEL POR IDOSOS PAGAREM MAIS CARO POR SAÚDE
0

AMIL É RESPONSÁVEL POR IDOSOS PAGAREM MAIS CARO POR SAÚDE

0

Como se a vida dos idosos não fosse difícil o suficiente, a maior operadora de planos de saúde do país resolveu abrir processo para dificultar ainda mais a vida da população de terceira idade.

Desde 2015, a Amil Assistência Médica Internacional, conseguiu no Supremo Tribunal de Justiça (STJ) o direito de aplicar reajustes por mudança de faixa etária em contratos de segurados idosos, contrariando jurisprudência divergente que havia na Corte, que proibia que os planos cobrassem valores diferenciados aos segurados por causa da idade.
O colegiado do STJ definiu que “os valores cobrados a título de mensalidade devem guardar proporção com o aumento da demanda dos serviços prestados”. O ministro João Otávio de Noronha, cujo voto foi favorável à medida, afirmou que não se está onerando uma pessoa pelo simples fato de ser idosa, e sim por demandar mais do serviço ofertado.
Na prática, isso significa que, aos reajustes anuais dos planos de saúde, que tendem a ficar acima da inflação, de acordo com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), serão acrescentados aumentos por mudança de faixa etária mesmo a quem tem mais de 60 anos.

Quem vive muito, paga mais
À frente da Amil, o oftalmologista Claudio Lottenberg, 57, defende as novas regras para os planos, inclusive a que permite que idosos tenham, reajuste maiores nas mensalidades.
“Vivíamos 40 anos e agora passamos para 80, alguém precisa pagar essa conta”, afirmou Claudio.

Taxação tripla
Impostos recolhidos para uma saúde que não funciona, precária e ineficiente. Boleto de plano de saúde caro e transtorno para usufruir o direito quando se mais precisa e, além de tudo isso, maior aumento para os mais necessitados. Isso é Brasil.

Comentários