Home Brasil Ajuste fiscal = governo gasta mais do que ganha e quem paga a conta são os brasileiros

Ajuste fiscal = governo gasta mais do que ganha e quem paga a conta são os brasileiros

Ajuste fiscal = governo gasta mais do que ganha e quem paga a conta são os brasileiros

0

A expressão, ‘com dinheiro dos outros é mais fácil’, nunca foi tão valorizada pelo governo brasileiro do que no ano passado. O governo gastou muito mais do que arrecadou. O maior rombo nas contas públicas desde 2009 fechou no vermelho não sobrando dinheiro nem para pagar o juros de sua dívida – o chamado superávit primário. Que é a segurança mínima de que o país não entrará na lista dos caloteiros.

Os gastos do governo em 2014 subiram mais que o triplo das receitas – todo o dinheiro arrecadado com impostos e outras fontes. Para tentar ajustar as contas, a presidente Dilma Rousseff convocou uma ‘equipe econômica’.

Joaquim Levy, o novo ministro da Fazenda prometeu arrumar as contas até o final deste ano, mas conduz apertos que afetam diretamente os brasileiros. A equação para demonstrar os gastos é um cálculo exponencialmente difícil. Já a equação para reaver o equilíbrio e devolver dinheiro aos cofres públicos é mais fácil que equação do primeiro grau.

Dinheiro nas contas do governo é igual a mais impostos diminuído a menos direitos para os brasileiros.
As últimas medidas apontam mais perdas para a população à frente, o governo parece tapar os olhos para o desemprego que atinge 2 milhões de pessoas, segundo levantamento realizado no final de abril deste ano. Nos primeiros quatro meses foram mais de 454 mil pessoas demitidas.

Comentários