Home Saúde AÇUCAR VICIA,ENGORDA E CAUSA MALES À SAÚDE

No Banner to display

AÇUCAR VICIA,ENGORDA E CAUSA MALES À SAÚDE
0

AÇUCAR VICIA,ENGORDA E CAUSA MALES À SAÚDE

0

Bolos, tortas, doces, sorvetes e sobremesas são guloseimas que levam na receita o açúcar, um dos principais vilões da alimentação saudável.
Segundo pesquisadores da Universidade da Califórnia (EUA) o açúcar é tão perigoso quanto o álcool e o cigarro, e seu consumo também deveria ser controlado. Em artigo publicado pela revista Nature, os cientistas afirmam que ele é o responsável por problemas de saúde que vão além da obesidade e diabetes, também provoca a elevação do triglicérides, alterações no fígado e na hipertensão arterial.

sete substitutos saudáveis para
o açúcar

Apesar de ser agradável ao paladar, o açúcar branco e refinado não carrega quantidades significativas de nutrientes e ainda recebe aditivos químicos no seu processo de industrialização. Mas há uma saída para manter a saúde sem tirar o doce da alimentação: o jeito é substituir esse vilão por adoçantes mais saudáveis, que agregam valor nutricional à sua alimentação.

Stévia
Adoça cerca de 300 vezes mais que o açúcar sem adicionar calorias à dieta. Stévia é uma das opções mais saudáveis, já que é de origem natural e não causa
qualquer alteração na glicemia.
Açúcar Mascavo
O açúcar mascavo é obtido das primeiras extrações da cana, por isso possui menos calorias e mais minerais – como cálcio, magnésio, potássio e fósforo – que o açúcar branco. Vale ressaltar que ele contém calorias e por isso deve ser usado com moderação.
Açúcar demerara
Chamado de cristal dourado, o açúcar demerara é levemente refinado, ficando entre o açúcar mascavo e o refinado. A principal vantagem é que ele não recebe aditivos químicos.
Sucralose
Os adoçantes feitos à base de sucralose possuem poder adoçante 600 vezes maior que o açúcar, têm sabor agradável e podem ser utilizados em preparações quentes e frias. Apesar de não conter nutrientes, ela não tem os efeitos nocivos do açúcar.
Mel
Constituído por frutose e glicose, ele é fonte de carboidratos, vitaminas do complexo B e minerais. Mas possui elevado valor calórico, portanto não deve ser consumido em grande quantidade.
Açúcar orgânico
É mais nutritivo que a versão refinada, e livre de substâncias que fazem mal ao organismo. No entanto, seu consumo também deve ser moderado, já que também aumenta
a taxa glicêmica no sangue.

Acessulfame-K
Este adoçante é derivado do potássio e tem poder adoçante entre 130 e 200 vezes maior do que o açúcar branco. Apesar de não adicionar nutrientes à alimentação, não há estudos comprovando seu efeito nocivo ao organismo.

Frutas com baixo índice glicêmico

Podem ser maçã, damasco seco, cereja, pera, tomate ou ameixa, por exemplo.
Para atrasar ainda mais a subida do açúcar no sangue as frutas não devem ser consumidas de forma isolada mas sempre acompanhadas de tostas, bolachas, iogurte ou frutas secas como nozes ou amêndoas
e com casca, sempre que possível.
Alimentos com baixo índice glicêmico

Os alimentos com baixo índice glicêmico são os alimentos que não elevam muito o açúcar no sangue e por isso são bons para os diabéticos, além de evitar que se tenha fome a toda a hora ajudando a emagrecer, e a ter uma alimentação mais saudável.

Todos estes alimentos apresentados possuem índice glicêmico menor do que 55 e por isso são considerados alimentos de baixo índice glicêmico. Quando o índice glicêmico varia entre 55 e 70 o alimento é considerado moderado e acima de 70, elevado índice glicêmico.

Açúcar vicia o cérebro?

Sim!
O açúcar vicia o cérebro porque estimula a produção de um hormônio chamado dopamina, que é responsável pela sensação de prazer e bem estar, fazendo com que o organismo fique viciado nesse tipo de alimentação.
Além do vício, o excesso de açúcar também prejudica a memória e dificulta o aprendizado, o que leva a uma diminuição do rendimento nos estudos e no trabalho.

Comentários
-- Jornal Nação --